COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

TRILHA DE APRENDIZAGEM

Muito prazer, sou a Câmara dos Deputados

Você sabe o que faz a Câmara dos Deputados e qual a sua importância na democracia brasileira? Descubra que você tem muito a conhecer sobre a Casa do Povo!

Percurso

O que faz mesmo a Câmara dos Deputados?

Conhecendo o papel do Poder Legislativo e as funções da Câmara dos Deputados na nossa democracia.

Imagem gráfica com fundo laranja, que traz uma representação do prédio do Congresso Nacional, em tom de verde.  A cúpula virada para baixo, do Senado, aparece no lado esquerdo e no lado direito, a cúpula da Câmara, virada para cima. No centro, duas torres gêmeas ligadas por uma passarela lembram uma imagem da letra H. Abaixo das cúpulas estão representados também os os vidros do Salão Negro, com a rampa de acesso no meio.

MATERIAL - Vídeo, 07min08s

O que é Poder Legislativo?
Imagem gráfica que mostra o prédio do Congresso Nacional com gramados verdes, um espelho de água azul, e uma bandeira do Brasil tremulando atrás da cúpula maior voltada para cima. O fundo da foto é um degradê de tons de azul.

MATERIAL - Texto

O que faz a Câmara dos Deputados
Fotografia colorida do Plenário da Câmara dos Deputados, em plano aberto, que mostra o Plenário lotado de pessoas, inclusive em volta da Mesa Diretora. À direita da imagem, um painel eletrônico de votação aparece em funcionamento.

MATERIAL - Multimídia

Papel e estrutura da Câmara dos Deputados
Fotografia misturada com grafismo, vista de cima, que  mostra uma faixa de pedestres desenhada em toda a extensão da cena, com um homem atravessando a faixa da esquerda para a direita
No canto superior direito, vista de cima para baixo, está uma mulher com cabelo laranja, parada, olhando para a faixa de pedestres. Aparece no chão a sombra de um semáforo e das duas pessoas na cena.

MATERIAL - Multimídia

O papel das leis
Imagem gráfica que mostra um esquema do Plenário da Câmara dos Deputados na metade esquerda superior. Ao lado dessa imagem, no canto direito, aparecem duas caixas de texto verdes.
Na caixa mais acima, está escrito “Se precisa ir ao Plenário” e uma seta que sai da caixa aponta para a imagem do Plenário.
Na caixa abaixo, está escrito “Se não passou pelo Senado” e uma seta aponta para um semi-círculo no canto inferior direito da cena.
Abaixo da imagem do Plenário, estão dois círculos com uma pequena caixa de de marcação acima de cada um deles. Dentro de um dos círculos tem cinco pessoas de corpo inteiro e do outro três pessoas de corpo inteiro.

MATERIAL - Multimídia

Entenda o processo legislativo
Fotografia colorida aérea que mostra a Praça dos Três Poderes em primeiro plano e a Esplanada dos Ministérios ao fundo, em Brasília, com destaque para o Congresso Nacional, que ocupa o centro da foto.

MATERIAL - Áudio, 14min56s

A separação dos Poderes
Fotografia colorida misturada com grafismo. No primeiro plano, na metade direita da cena,uma mulher loira, com cabelos lisos batendo nos ombros, veste uma camisa social rosa e olha para a câmera como se estivesse falando. 
Atrás dela, um painel formado de linhas verdes e pretas finas intercaladas com uma imagem do prédio do Congresso Nacional e a cúpula da Câmara dos Deputados divididos em faixas mais grossas.

MATERIAL - Vídeo, 41min54s

Videoaulas de Processo Legislativo
Fotografia colorida em que aparecem papéis com tabelas e gráficos impressos dispostos por toda área da foto. Do lado direito aparece uma calculadora e, no canto esquerdo inferior, uma lupa. No lado superior direito, surge uma mão masculina, segurando uma caneta apontada para uma das tabelas.

MATERIAL - Áudio, 22min15s

Série: O papel fiscalizador do Legislativo

Percurso

Por dentro do dia a dia da Câmara dos Deputados

Explorando a rotina da Câmara dos Deputados.

Fotografia colorida tirada no Salão Verde da Câmara dos Deputados em um dia movimentado..Em primeiro plano, ocupando pouco mais do que a metade direita da foto, estão homens de terno,alguns de costas e outros de lado para a foto, sendo possível ver praticamente somente as silhuetas. Eles aparecem em grupos conversando.O fundo da foto mostra um grande salão com carpete verde e outras pessoas ao longe conversando.

MATERIAL - Vídeo, 01min30s

O dia do deputado na Câmara
Fotografia colorida do Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Em primeiro plano, ocupando a metade direita da foto, está uma escultura em bronze de Alfredo Ceschiatti, representando um anjo com cabeça levemente baixa, com a mão esquerda aberta ao lado do corpo e a mão direita sobre o peito. Na base da escultura, aparece um símbolo de informações.
O fundo da foto mostra um grande salão com carpete verde, colunas arredondadas e ao centro, um círculo no chão, com algumas cadeiras dispostas lado a lado,e. No fundo esquerdo, um painel predominantemente branco. No meio da imagem, encontra-se uma seta direcionada ao centro do salão.

MATERIAL - Multimídia

Visita virtual à Câmara dos Deputados
Imagem gráfica com estilo de história em quadrinhos que mostra seis personagens sentados no chão, em círculo, iluminados apenas por uma luminária que pende acima deles. Duas moças conversam, com balões de fala acima delas, e os demais prestam atenção.

MATERIAL - Vídeo, 08min

Verdade ou Consequência: Deputados e cidadãos
Imagem gráfica em fundo verde. Um homem de pele parda e cabelo curto castanho escuro e uma mulher de pele branca, de cabelo na altura dos ombros castanho escuro, compõem a cena, cada um ocupando uma metade da imagem, em primeiro plano (do peito para cima). Os personagens não têm rosto definido, ele está vestido com camisa social e gravata, ela com camisa social.

MATERIAL - Jogo

Você é o deputado
Fotografia colorida em primeiro plano (do peito para cima) de uma mulher de pele clara, cabelos lisos castanhos na altura dos ombros, usando um cardigan de cor salmão. Ela ocupa a metade esquerda da tela e está olhando para a câmera. Ao fundo, ocupando a metade direita, está um quadro branco projetor de apresentações.

MATERIAL - Vídeo, 27min41s

Funcionamento do Parlamento
Imagem gráfica de um globo terrestre em que aparecem o Brasil e parte da América do Sul. No primeiro plano da imagem, várias luzes cortam a cena representando bits de computador.

MATERIAL - Vídeo, 07min59s

Reportagem especial: Parlamento Digital
Fotografia colorida do Plenário da Câmara dos Deputados, em plano aberto que mostra o Plenário lotado de pessoas, inclusive em volta da Mesa Diretora. À direita da imagem, um painel eletrônico de votação aparece. A imagem foi tirada de uma janela redonda, cujo vidro está emoldurando a cena.

MATERIAL - Áudio

Resumo da semana
Fotografia em preto e branco, tirada de cima para baixo, de um buraco quadrado profundo no chão, com uma escada de metal que desce para o buraco. Em volta dessa abertura, aparecem pés calçados de de 4 pessoas, como se elas estivessem observando o buraco. No canto inferior direito aparece também uma máquina fotográfica. O chão da imagem é irregular.

MATERIAL - Vídeo, 01min53s

Mensagens Secretas na Câmara

Percurso

Como você pode participar da produção das leis?

Reconhecendo as diversas formas de você participar do processo legislativo na Câmara dos Deputados.

Fotografia colorida que retrata, numa visão lateral, um auditório lotado com jovens sentados em cadeiras dispostas em fileiras, vestidos com camisas brancas, a maioria olhando para uma moça em pé, que fala para eles.. Ela usa um vestido claro, tem cabelos negros na altura do ombro e segura um microfone, enquanto gesticula com a outra mão. O fundo do auditório tem uma parede amarela com detalhes decorativos  marrons.

MATERIAL - Multimídia

Saiba como participar
Fotografia colorida que mostra um plenário de comissão lotado, com diversas pessoas sentadas em frente às bancadas  . Algumas olham para a frente, outras olham para o celular. Os homens em primeiro plano estão de terno. Um grupo de pessoas usa bonés. No fundo da sala, estão estendidas duas faixas e aparecem pessoas em pé.

MATERIAL - Texto

Como a sociedade civil organizada pode propor leis
Imagem gráfica onde está escrito em letras brancas, ocupando quase toda a extensão da imagem, o texto “e-Democracia”. Ao lado esquerdo do texto está a logomarca, formada pela letra E em itálico, colorida com tons que passam pelo amarelo, laranja, vermelho verde e azul, com um ponto ao lado da letra. O fundo da imagem é um degradê de verde escuro.

MATERIAL - Multimídia

e-Democracia
Fotografia colorida que mostra um auditório lotado. Em primeiro plano, algumas pessoas sentadas olham para baixo, outras para a frente, um homem segura o celular na altura da cabeça  e parece estar tirando uma foto. No fundo, pessoas em pé encostadas na parede seguram uma faixa  em que pode-se ler parcialmente o que está escrito, pois algumas pessoas estão na frente e atrapalham a leitura. O texto que se lê é “Valorizar o profissional da enfermagem é valorizar a vida”.

MATERIAL - Vídeo, 01min45s

CLP: o menor caminho entre o cidadão e a Câmara
Fotografia colorida que mostra indígenas usando cocares e alguns com pinturas corporais, sentados nas bancadas de um plenário de comissão. No primeiro plano, no canto direito da foto, um indígena vestido com uma camisa de manga comprida branca discursa no microfone da bancada à sua frente. Do seu lado esquerdo , um indígena com cocar azul e   camisa branca olha para baixo e ao seu lado, um indígena um pouco mais velho com cocar azul, sem camisa e com pinturas corporais olha com atenção para o que fala ao microfone. No fundo da imagem aparecem vários indígenas sentados, que olham para o que está discursando, um dormindo, e outros de pé, encostados na parede da parte de trás do plenário.

MATERIAL - Texto

Audiências públicas: saiba como participar
Fotografia colorida em primeiro plano (dos ombros para cima) de uma mulher de pele clara, cabelos lisos castanhos na altura dos ombros, usando um cardigan de cor salmão. Ela ocupa a metade esquerda da tela e está olhando para a câmera. Parece estar dando aula e aponta para um quadro branco projetor de apresentações, que ocupa quase todo o fundo da imagem. No quadro branco, estão representados dois triângulos verdes com setas roxas contornando os lados.

MATERIAL - Vídeo, 21min37s

Participação e comunicação
Fotografia colorida que mostra em primeiro plano, duas mãos masculinas manuseando um celular, em cuja tela está escrito “Clique Regimento”, com fundo colorido em tons de verde e amarelo. No fundo da foto, de forma não muito nítida, aparece a Mesa Diretora do Plenário da Câmara dos Deputados com parlamentares sentados e em pé ao lado dela.

MATERIAL - Multimídia

Clique Regimento
Imagem na horizontal que mostra o texto “O que é lobby?” escrito no centro. Acima e abaixo dele, estão 16 fotos verticais, a maioria mostrando pessoas, todas do mesmo tamanho.

MATERIAL - Texto

O que é Lobby?

Percurso

Câmara aberta: acompanhe e fiscalize

Descobrindo como você pode acompanhar os trabalhos realizados na Câmara dos Deputados.

Fotografia colorida que mostra uma mulher morena, com cabelo preso, camisa social rosa clara, sentada em uma mesa de trabalho. Ela manuseia o teclado de um computador com a mão esquerda e olha atentamente para a tela. O braço direito está apoiado na mesa e a mão direita está apoiada na cabeça dela. O fundo da imagem é uma parede cinza claro e pode-se ver no canto esquerdo uma janela.

MATERIAL - Multimídia

Acesso à informação pelo cidadão
Imagem gráfica com fundo verde que mostra à direita da tela um adolescente e uma mulher negros, sentados lado a lado, olhando para a tela de um notebook que está apoiado nas pernas do adolescente e sorrindo. Ele usa uma camisa laranja, óculos grandes, segura uma xícara de café com a mão esquerda e a mão direita está apoiada no teclado do computador. Ela usa uma camisa marrom e tem um lenço amarrado na cabeça. Atrás deles, no fundo da imagem estão desenhadas figuras de tabelas, diagramas e planilhas.

MATERIAL - Multimídia

Transparência na Câmara
Fotografia colorida que mostra um homem negro levemente desfocado, usando terno, com o rosto cortado na altura da boca, sentado em uma mesa de trabalho, Em primeiro plano, em foco, ao lado direito da imagem,a mão do homem segurao fone de um aparelho de telefone fixo. Ao fundo, bastante desfocadas, estão imagens de prédios.

MATERIAL - Multimídia

Fale com o Deputado
Fotografia colorida que mostra, em primeiro plano, no lado direito, uma mulher ruiva, com vestido estampado em tons de vermelho segurando um papel dobrado com as duas mãos e olhando para a câmera. O ambiente sugere que esteja num estúdio de TV.  Atrás dela, ocupando o resto da imagem está um painel com tela de TV que mostra duas pessoas sentadas em cadeiras. Do lado esquerdo, está uma mulher branca que veste calça jeans e camisa verde, cabelos curtos castanhos, de pernas cruzadas, usando máscara. Do lado direito, está sentado um homem branco de terno cinza, cabelos curtos, com as pernas cruzadas, também usando máscara. Atrás deles, um painel de azulejos brancos e azuis do artista Athos Bulcão. Na tela de TV, no canto esquerdo superior aparece o horário: 19:01. No lado superior direito da imagem, está a logomarca da TV Câmara.

MATERIAL - Vídeo

Câmara no Youtube
Fotografia colorida, com vista lateral, do plenário de uma comissão da Câmara dos Deputados. A imagem mostra, em primeiro plano, no lado direito, um painel eletrônico de votação, em que se vê  o resultado, com 16 votos sim (texto em verde), 1 voto não (texto em vermelho) e 1 abstenção (texto em amarelo). Ao fundo, em desfoque, aparece a mesa  diretora com algumas pessoas sentadas e outras em pé.

MATERIAL - Multimídia

Web Câmara
Fotografia colorida do Plenário da Câmara dos Deputados completamente lotado, inclusive nas galerias. No centro da imagem está a logomarca da TV Câmara, formada pelas letras T e V estilizadas dentro de um círculo branco. Abaixo dele está o texto: “TV Câmara”.

MATERIAL - Multimídia

TV Câmara
Imagem gráfica em fundo verde claro da logomarca da Rádio Câmara, formada pelas letras R e C estilizadas em azul escuro. Abaixo está o texto o “Rádio Câmara” também em azul escuro. Suaves linhas irregulares brancas compõem a imagem nos cantos direito e esquerdo.

MATERIAL - Multimídia

Rádio Câmara
Fotografia colorida do Salão Verde da Câmara dos Deputados em um dia bastante movimentado. O salão, que é bem amplo e tem um carpete verde  e colunas brancas arredondadas, está repleto de jornalistas trabalhando e equipamentos de filmagens e fios espalhados pelo carpete.

MATERIAL - Multimídia

Câmara Notícias

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter