COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

TRILHA DE APRENDIZAGEM

Eu, Cidadã! Eu, Cidadão!

Desenvolver uma cidadania mais ativa pode ser o primeiro passo para impactar a realidade à sua volta. Explore aqui conteúdos, inspirações e dicas que podem te ajudar nessa jornada!

Percurso

Reconhecendo-se como Cidadã(o)

Venha descobrir o que é ser cidadã(o)! Comece com informações básicas para uma atuação mais efetiva!

Imagem gráfica e fotografia que mostra no lado  esquerdo, a representação gráfica da capa da Constituição Federal de 1988. A capa contém  a palavra Constituição escrita em letra  grande, com o brasão nacional acima e abaixo uma imagem que remete a bandeira nacional, nas cores verde, amarela e azul. Na parte direita da imagem está uma foto colorida da mesa diretora do Plenário da Câmara dos Deputados. Em torno da mesa, vários parlamentares sentados e em pé, todos vestidos de terno. No centro, o deputado Ulysses Guimarães recebe uma homenagem. O fundo da imagem é verde escuro.

MATERIAL - Vídeo, 04min54s

O que é Cidadania ?
Imagem gráfica em traços bem simples que mostra três edificações em estilo grego, em um pátio grande, com várias colunas cada. A maior delas fica no centro da imagem e tem três bonequinhos posicionados entre suas colunas. As outras duas edificações menores estão separadas da maior por árvores. Espalhados pelo pátio, em frente a essas edificações, estão vários bonequinhos pretos bem simples vestidos com túnicas gregas brancas, cada um com um cinto de uma cor diferente. Ao fundo, do lado esquerdo, em frente a uma das edificações pequenas, está um homem numa biga puxada por um cavalo. O céu é azul claro, com nuvens mais escuras e um sol amarelo.

MATERIAL - Vídeo, 04min56s

O que é Política?
Imagem gráfica em traços simples com um fundo em degradê de verde escuro que mostra 5 personagens de corpo inteiro, posicionados lado a lado, olhando para a frente.Da esquerda para a direita, são esses os personagens:- homem negro de óculos e cavanhaque, vestido com terno e faixa presidencial azul e vermelha- mulher branca com cabelo preto na altura do queixo, vestido laranja e faixa presidencial verde e amarela.- homem branco com cabelo e barba grisalhos vestindo túnica grega cinza- mulher branca grisalha, com cabelo na altura do ombro, vestido longo azul e capa vermelha, com um cetro na mão e coroa na cabeça- homem branco de terno preto, com capa vermelha, cetro na mão e coroa na cabeça.

MATERIAL - Vídeo, 04min14s

O que é Estado?
Imagem na horizontal da foto colorida de uma mulher branca, de cabelos lisos na altura dos ombros. Ela usa batom cor de vinho e sorri levemente para a frente. Usa um blazer amarelo, camisa branca e grandes brincos coloridos. Ao fundo, imagens desfocadas em tons de azul em que aparecem mãos e uma mulher deitada de lado.

MATERIAL - Vídeo, 01min03s

O que são direitos civis, políticos e sociais?
Imagem gráfica com fundo azul. Em primeiro plano, aparece o tronco de uma pessoa que usa camisa amarela e pequena parte do traje de baixo azul que está a mostra. Com a mão esquerda, a pessoa faz um sinal de ok. Com a outra mão, ela deposita em uma urna um papel com o desenho da bandeira do Brasil.

MATERIAL - Texto

Cartilha do Cidadão Consciente
Imagem gráfica em traços bem simples que mostra, em primeiro plano, no centro da cena, um homem branco de costas, dos ombros para cima, com um balão de interrogação saindo de sua cabeça. O homem tem cabelo curto castanho e usa roupa azul. A cena que ele vê à sua frente mostra uma ambulância, um carro de bombeiros e um carro de polícia, um atrás do outro,  em uma rodovia. Do outro lado da pista, estão vários prédios altos. Um helicóptero está pousado no topo de um dos prédios, que é vermelho e uma edificação verde que aparenta ser uma escola, tem uma bandeira do Brasil tremulando no topo. A imagem tem céu azul claro, com algumas nuvens e sol amarelo.

MATERIAL - Vídeo, 04min21s

O que são Políticas Públicas?
Imagem gráfica e fotografia com fundo irregular laranja e detalhes que lembram um muro. Na metade esquerda, recortada no contorno, está uma fotografia preto e branco, do ombro para cima, de uma mulher jovem negra, de cabelos encaracolados, usando óculos e com a mão direita apoiada no queixo. A mulher olha de forma pensativa para a câmera.

MATERIAL - Texto

Cansamos de esperar!
Imagem gráfica em que é possível ver apenas pedaços de duas letras sobre um fundo preto, amarelo e marrom.

MATERIAL - Texto

150 termos para entender política

Percurso

Cidadania na prática

Quer atuar na sua comunidade mas não sabe por onde começar? Confira aqui alguns caminhos possíveis!

Fotografia estilizada de um sofá em tons de mostarda, com 2 almofadas estampadas de cada lado. Ele ocupa grande parte da imagem. No fundo, um muro de tijolos na cor verde.

MATERIAL - Web Stories

Guia para sair do sofá
Imagem gráfica de um bicho preguiça cinza pendurado horizontalmente num tronco de árvore marrom. Ele olha sorrindo para a frente. O fundo da imagem é verde.

MATERIAL - Texto

Guia do preguiçoso para salvar o mundo
Imagem gráfica que mostra um grupo de cinco pessoas em tons pastel. Os personagens vestem roupas coloridas e não têm os rostos definidos. Quatro pessoas estão juntas no lado direito da imagem, em posição de conversa, e de uma delas sai um balão de fala com um quadrado no meio. Uma quinta pessoa, usando um fone de ouvido vermelho, está mais afastada e observa a cena. O fundo da imagem é rosa claro.

MATERIAL - Vídeo, 02min59s

Desinformação: como lidar?
Imagem gráfica, de desenhos bem simples e fundo azul claro, que mostra seis personagens, do peito para cima, dispostos uma ao lado da outra. Todos sorriem e olham para a frente. 
Da esquerda para direita, a primeira é uma mulher negra, de cabelos curtos encaracolados e blusa sem manga laranja. Ao seu lado está um homem idoso branco, careca, de óculos e camisa azul. Logo depois vem uma mulher negra, de cabelos na altura dos  ombros, que usa uma camisa verde sem manga. O quarto personagem é um rapaz branco, de cabelos castanhos e camisa azul escura. A quinta é uma moça oriental, de cabelos pretos e longos, com camisa social azul clara. Por último, está um rapaz negro, que usacamisa laranja.

MATERIAL - Jogo

Quiz Cidadão Participativo
Imagem gráfica que mostra um protesto acontecendo em duas cenas: em uma delas, uma mulher de cabelos ruivos longos, sentada de costas em um sofá, assiste à manifestação pela TV. Na outra, uma mulher sem rosto definido, com cabelos lisos castanhos na altura dos ombros, está presente no protesto, que acontece atrás dela. Elas falam uma com a outra no telefone.

MATERIAL - Multimídia

Participação política
Fotografia estilizada em tons de verde e salmão, mostra um grupo de 4 pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, todos de máscara, protestando em uma rua. Um homem branco e uma mulher negra seguram cartazes, o outro homem,também branco, fala em um megafone e a outra mulher, que é branca, está com as mãos para cima em posição de protesto. Ao fundo da imagem, desfocados, percebe-se uma casa e outras pessoas.

MATERIAL - Texto

10 formas de exercer cidadania além do voto
Fotografia de uma lupa ocupando quase toda a imagem, pousada sobre fundo azul.

MATERIAL - Áudio, 14min57s

Controle Social: você sabe o que é?
Fotografia colorida em que aparecem duas mulheres, da barriga para cima, na parte esquerda da foto, conversando sorridentes, uma de frente para a outra. A mulher mais à esquerda é negra, de cabelos curtos, usa brincos compridos, camisa azul e está com os braços cruzados. A amiga é branca, com longos cabelos pretos, usa camisa tomara que caia verde e está com a mão direita apoiada na parede bege atrás delas.

MATERIAL - Áudio, 07min50s

Conversas Democráticas

Percurso

Precisa de um empurrãozinho? Vem conhecer estas histórias!

Você tem o poder de transformar a sua realidade! Confira dicas e inspirações de como se engajar.

Fotografia colorida que mostra um grupo de seis pessoas sentadas lado a lado em cadeiras formando um semicírculo. Em destaque, ocupando o centro da foto, está uma mulher negra de vestido laranja, que sorri para os demais e segura um papel na mão, como se estivesse explicando algo. Os outros parecem prestar atenção ao que ela diz e sorriem para ela. O grupo é formado por uma moça oriental de cabelos lisos e longos que usa calça jeans e blusa branca, um rapaz moreno com camisa quadriculada e calça bege, um rapaz loiro, de camisa social azul clara com a mão esquerda apoiada na perna, uma mulher branca e loira de cabelo preso, que usa camisa branca de bolinhas pretas e segura um papel dobrado nas mãos e um rapaz negro  de óculos, camisa social em tom vermelho e calça jeans. O fundo da foto é uma parede verde limão e uma janela no lado esquerdo.

MATERIAL - Áudio, 16min25s

Por que se engajar politicamente?
Fotografia colorida que mostra, de cima para baixo, as mãos de várias pessoas diferentes manuseando peças brancas de quebra-cabeças, numa mesa de madeira.

MATERIAL - Web Stories

Corações que transformam o mundo
Fotografia colorida de um parque urbano, onde se vê uma pista de caminhada com várias pessoas que correm ou caminham. A pista é emoldurada por um gramado e árvores. Ao fundo, vários prédios altos e, no meio de dois deles, aparece o sol que ofusca um pouco a cena com seu brilho.

MATERIAL - Áudio, 15min13s

De quem é a Cidade?
Fotografia colorida de um ambiente de sala de aula, com chão verde, paredes azul claro, parte de uma janela aparente do lado direito e um grande quadro-negro na parede do fundo da sala. No lado esquerdo da foto, sentada em uma cadeira, está Malala, com um véu laranja que cobre a sua cabeça e um vestido estampado também laranja. Ela está com a perna cruzada e ambos os braços apoiados sobre as pernas e ri discretamente para a foto. No canto direito aparece uma carteira escolar. A foto tem uma moldura marrom e dois selos dispostos  de cada lado.

MATERIAL - Vídeo, 06min01s

Malala e sua luta pelo direito à educação
Fotografia preto e branco, do peito para cima, de Maya Angelou, colada num mural marrom escuro. A foto mostra, uma mulher negra, idosa, com um gorro de contas na cabeça. Ela tem as mãos unidas em frente à boca e olha para o lado com uma expressão de esperança. Distribuídas ao lado dessa foto estão 3 imagens gráficas de mulheres negras, em tons em que predomina o laranja.

MATERIAL - Vídeo, 06min05s

Como Maya Angelou tocou o mundo com suas palavras
Fotografia colorida que mostra três mãos de pessoas diferentes, duas de pele branca e outra de pele parda, unidas, como em um gesto de cooperação. O fundo de cor verde está desfocado e mostra também parte das pernas das pessoas.

MATERIAL - Áudio, 19min37s

As verdadeiras redes sociais
Fotografia colorida que mostra diversas pessoas, dos ombros para cima, de costas, com os braços levantados. As pessoas traduzem a diversidade: são homens, mulheres, brancos e negros. Ao fundo, um céu com poucas nuvens em do lado superior direito, vê-se parte de uma árvore.

MATERIAL - Áudio, 01min

Como eu vivo a minha cidadania?

Percurso

Eleições: e você com isso?

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Entenda o poder do seu voto e escolha bem!

Imagem gráfica horizontal com fundo azul. No centro, a foto em preto e branco do deputado Ulysses Guimarães segurando uma Constituição na mão.

MATERIAL - Multimídia

Seu voto vale ouro!
Imagem gráfica horizontal com fundo verde limão. Vemos a imagem em preto e branco de um dedo apertando o botão confirma de uma urna eletrônica.

MATERIAL - Multimídia

Quem é você decidindo o futuro do país?
Imagem gráfica horizontal com fundo amarelo. em que aparecem dois jovens no centro, em foto preta e branca. A moça tem cabelos ondulados, segura uns cadernos na mão e sorri. O moço tem cabelos crespos, bigode e barba e também sorri.

MATERIAL - Vídeo, 03min25s

Executivo ou Legislativo: qual o voto mais importante?
Imagem gráfica horizontal com fundo laranja. Vemos a foto recortada em preto e branco do prédi do Congresso Nacional. Atrás da cúpula do Senado, aparece uma moça de óculos que olha com cara de dúvida para o lado com as mãos no queixo.

MATERIAL - Vídeo, 10min16s

Como escolher meu Deputado, minha Deputada Federal?
Imagem gráfica horizontal com fundo cor de rosa. No centro, uma foto recortada em preto e branco de uma mão segurando um megafone.

MATERIAL - Multimídia

Como acompanhar e cobrar a sua Deputada, o seu Deputado
Imagem gráfica horizontal, com fundo roxo. No lado esquerdo, temos um recorte de jornal com uma lupa destacando a frase “Fake news”. Ao lado, no centro da imagem, uma moça de cabelos compridos tem os olhos vendados. Ao lado dela, à direita da imagem, uma mão segura um celular onde está escrito “fake news”. Todas as imagens estão em preto e branco.

MATERIAL - Jogo

Quem vota se informa #FAKETOFORA
Imagem gráfica horizontal, com fundo azul. No centro da imagem, uma foto recortada preto e branco de uma jovem de cabelos crespos que olha para a frente e sorri.

MATERIAL - Vídeo, 08min08s

Série Eleições: pense nisso
Imagem horizontal, com fundo rosa. No centro, uma foto recortada, em preto e branco, de duas pessoas jovens adultas. À esquerda, uma mulher sorrindo com um caderno. À direita, um homem de óculos sorrindo com uma caneta na mão.

MATERIAL - Texto

Eleições: guia para educadoras e educadores

Percurso

Cidadania e Inclusão

Saiba a importância da inclusão social de pessoas com deficiência para o exercício da cidadania.

Fotografia colorida misturada com grafismo. O cenário é de desenhos em tons de rosa, laranja e roxo, que parecem representar um parque, com árvores, morros, gramado e uma trilha. Nessa trilha, está a fotografia recortada de um homem cego de cabelos brancos, que usa óculos escuros e segura uma bengala. Ele veste colete escuro, camisa e calça sociais.

MATERIAL - Multimídia

Inclusão, educação e trabalho
Fotografia colorida que mostra, no centro da foto, um homem da cintura para cima. Ele é moreno, de barba e cabelo curto e usa camiseta azul. Ele gesticula com as mãos e está com a boca aberta, como se estivesse falando. Ele parece estar em um ambiente de estúdio. 
No canto inferior direito, um quadro mostra o intérprete de Libras. O fundo da foto é um degradê de tons de laranja e marrom.

MATERIAL - Vídeo, 04min11s

Como lidar com pessoas com deficiência?
Fotografia colorida que mostra, no centro da foto, uma mulher loira com Síndrome de Down, sentada com os braços apoiados entre as pernas. Ela usa óculos, veste camisa verde musgo e calça jeans e olha para a lateral esquerda. Ela parece estar em um estúdio de gravação.  No lado esquerdo da foto, está um aparelho de iluminação ligado na tomada.
No canto inferior direito, um quadro mostra o intérprete de Libras. O fundo da foto é uma parede em degradê de tons de laranja e bege.

MATERIAL - Vídeo, 03min14s

Como lidar com pessoas com deficiência intelectual?
Fotografia colorida que mostra, no centro da foto, um homem cadeirante da cintura para cima. Ele é moreno, usa barba, tem tatuagens no antebraço direito e veste uma camisa azul escura. Ele parece estar em um estúdio de gravação. No canto inferior direito, um quadro mostra a intérprete de Libras. O fundo da foto é um degradê de tons de laranja e marrom.

MATERIAL - Vídeo, 03min41s

Como lidar com pessoas com deficiência física?
Fotografia colorida que mostra, no centro da foto, um homem da cintura para cima. Ele é cego, tem traços orientais, usa óculos escuros e segura uma bengala com a mão direita. Está de camisa social azul escura. Ele parece estar em um estúdio de gravação. No canto inferior direito, um quadro mostra a intérprete de Libras. O fundo da foto é um degradê de tons de laranja e marrom.

MATERIAL - Vídeo, 05min06s

Como lidar com pessoas com deficiência visual?
Fotografia colorida que mostra, no centro da foto, uma mulher dos ombros para cima. Ela é loira, tem cabelo curto e veste camisa social azul clara. Ela parece estar em um estúdio de gravação. O dedo indicador direito dela toca seu queixo, como se estivesse gesticulando para a câmera. No canto inferior direito, um quadro mostra a intérprete de Libras. O fundo da foto é um degradê de tons de laranja e marrom.

MATERIAL - Vídeo, 04min54s

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva?

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter