COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

650 integrantes de organizações da sociedade civil organizada já apredenderam como participar de forma mais ativa do processo legislativo na Câmara dos Deputados

Quem pode participar

Pessoas que fazem parte de associação, sindicato, ONG, OSCIP ou entidade profissional e de classe com CNPJ. É preciso ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

O que você vai aprender

Poder Legislativo
Funcionamento e papel do Poder Legislativo
Etapas do processo legislativo
Atuação dos grupos de interesse no Congresso
Informações e canais de comunicação da Câmara dos Deputados com a população
Ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis


Democracia
Como a sociedade civil organizada pode influenciar as decisões no Parlamento
Democracia Digital


Advocacy
Estratégias de incidência nas diversas etapas do processo legislativo

Como funciona

O programa tem duração de quatro dias, com carga horária de 30 horas. A programação é composta por aulas dialogadas, mesas de debates, visitas e outras vivências que possibilitam interação com o funcionamento e a dinâmica da Câmara dos Deputados e aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo legislativo e a democracia brasileira.


Para cada turma são oferecidas 70 vagas, sendo metade delas destinadas preferencialmente a membros de ONGs, OSCIPS, associações comunitárias e demais organizações afins, e a outra metade, preferencialmente, a membros de entidades sindicais, profissionais ou de classe. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e cada instituição pode indicar até dois(duas) representantes para participar de cada edição do programa. O formulário de inscrição ficará disponível nesta página enquanto as inscrições estiverem abertas.

Depoimentos

  1. Gabriel Marmentini, participante da Oficina de Atuação no Parlamento

    Participar da Oficina de Atuação no Parlamento foi uma oportunidade singular para a ACBG Brasil. Aprendemos muito sobre o processo legislativo e a dinâmica do Congresso Nacional. Para nós, que trabalhamos com advocacy, foi uma formação marcante e que nos levou a outro patamar. Somos gratos por isso.

  2. Cleonice Dorneles, participante da Oficina de Atuação no Parlamento

    O Curso Oficina de Atuação no Parlamento contribui com a consolidação da democracia, ensinando aos diversos segmentos da sociedade como funciona o processo legislativo e quais são os mecanismos de participação social. O curso foi de grande valia e com professores(as) de alto nível.

Calendário

Programa atualmente suspenso em razão da pandemia de Covid-19

Normas e regulamentos

Manual de Orientações, lançado a cada edição

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter

Materiais relacionados

Veja aqui alguns conteúdos que fazem parte deste programa

Fotografia colorida que mostra um plenário de comissão lotado, com diversas pessoas sentadas em frente às bancadas  . Algumas olham para a frente, outras olham para o celular. Os homens em primeiro plano estão de terno. Um grupo de pessoas usa bonés. No fundo da sala, estão estendidas duas faixas e aparecem pessoas em pé.

MATERIAL - Texto

Como a sociedade civil organizada pode propor leis
Fotografia colorida que mostra um auditório lotado. Em primeiro plano, algumas pessoas sentadas olham para baixo, outras para a frente, um homem segura o celular na altura da cabeça  e parece estar tirando uma foto. No fundo, pessoas em pé encostadas na parede seguram uma faixa  em que pode-se ler parcialmente o que está escrito, pois algumas pessoas estão na frente e atrapalham a leitura. O texto que se lê é “Valorizar o profissional da enfermagem é valorizar a vida”.

MATERIAL - Vídeo, 01min45s

CLP: o menor caminho entre o cidadão e a Câmara
Imagem gráfica que mostra a representação de seis pessoas de perfil, do peito para cima, com balões de fala de formatos diferentes acima da cabeça de cada uma delas.  Do lado esquerdo, um homem de terno, desenhado em vermelho, está um pouco mais afastado do restante do grupo e olha para direita. 

Os outros cinco personagens  estão dispostos em sequência, cada um desenhado com uma cor diferente.

MATERIAL - Texto

O que é Lobby?

MATERIAL - Web Stories

Corações que transformam o mundo
Fotografia colorida que mostra um grupo de seis pessoas sentadas lado a lado em cadeiras formando um semicírculo. Em destaque, ocupando o centro da foto, está uma mulher negra de vestido laranja, que sorri para os demais e segura um papel na mão, como se estivesse explicando algo. Os outros parecem prestar atenção ao que ela diz e sorriem para ela. O grupo é formado por uma moça oriental de cabelos lisos e longos que usa calça jeans e blusa branca, um rapaz moreno com camisa quadriculada e calça bege, um rapaz loiro, de camisa social azul clara com a mão esquerda apoiada na perna, uma mulher branca e loira de cabelo preso, que usa camisa branca de bolinhas pretas e segura um papel dobrado nas mãos e um rapaz negro  de óculos, camisa social em tom vermelho e calça jeans. O fundo da foto é uma parede verde limão e uma janela no lado esquerdo.

MATERIAL - Áudio, 16min25s

Por que se engajar politicamente?