650 integrantes de organizações da sociedade civil organizada já apredenderam como participar de forma mais ativa do processo legislativo na Câmara dos Deputados

Quem pode participar

Pessoas que fazem parte de associação, sindicato, ONG, OSCIP ou entidade profissional e de classe com CNPJ. É preciso ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

O que você vai aprender

Poder Legislativo
Funcionamento e papel do Poder Legislativo
Etapas do processo legislativo
Atuação dos grupos de interesse no Congresso
Informações e canais de comunicação da Câmara dos Deputados com a população
Ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis


Democracia
Como a sociedade civil organizada pode influenciar as decisões no Parlamento
Democracia Digital


Advocacy
Estratégias de incidência nas diversas etapas do processo legislativo

Como funciona

O programa tem duração de quatro dias, com carga horária de 30 horas. A programação é composta por aulas dialogadas, mesas de debates, visitas e outras vivências que possibilitam interação com o funcionamento e a dinâmica da Câmara dos Deputados e aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo legislativo e a democracia brasileira.


Para cada turma são oferecidas 70 vagas, sendo metade delas destinadas preferencialmente a membros de ONGs, OSCIPS, associações comunitárias e demais organizações afins, e a outra metade, preferencialmente, a membros de entidades sindicais, profissionais ou de classe. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e cada instituição pode indicar até dois(duas) representantes para participar de cada edição do programa. O formulário de inscrição ficará disponível nesta página enquanto as inscrições estiverem abertas.

Calendário

Programa atualmente suspenso em razão da pandemia de Covid-19

Normas e regulamentos

Manual de Orientações, lançado a cada edição

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter