COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

PERCURSO

O que faz mesmo a Câmara dos Deputados?

Aprenda sobre o papel do Poder Legislativo e as funções da Câmara dos Deputados para ficar por dentro do que acontece com a Casa que nos representa.

Imagem gráfica com fundo laranja, que traz uma representação do prédio do Congresso Nacional, em tom de verde.  A cúpula virada para baixo, do Senado, aparece no lado esquerdo e no lado direito, a cúpula da Câmara, virada para cima. No centro, duas torres gêmeas ligadas por uma passarela lembram uma imagem da letra H. Abaixo das cúpulas estão representados também os os vidros do Salão Negro, com a rampa de acesso no meio.

MATERIAL - Vídeo, 07min08s

O que é Poder Legislativo?
Imagem gráfica que mostra o prédio do Congresso Nacional com gramados verdes, um espelho de água azul, e uma bandeira do Brasil tremulando atrás da cúpula maior voltada para cima. O fundo da foto é um degradê de tons de azul.

MATERIAL - Texto

O que faz a Câmara dos Deputados
Fotografia colorida do Plenário da Câmara dos Deputados, em plano aberto, que mostra o Plenário lotado de pessoas, inclusive em volta da Mesa Diretora. À direita da imagem, um painel eletrônico de votação aparece em funcionamento.

MATERIAL - Multimídia

Papel e estrutura da Câmara dos Deputados
Fotografia misturada com grafismo, vista de cima, que  mostra uma faixa de pedestres desenhada em toda a extensão da cena, com um homem atravessando a faixa da esquerda para a direita
No canto superior direito, vista de cima para baixo, está uma mulher com cabelo laranja, parada, olhando para a faixa de pedestres. Aparece no chão a sombra de um semáforo e das duas pessoas na cena.

MATERIAL - Multimídia

O papel das leis
Imagem gráfica que mostra um esquema do Plenário da Câmara dos Deputados na metade esquerda superior. Ao lado dessa imagem, no canto direito, aparecem duas caixas de texto verdes.
Na caixa mais acima, está escrito “Se precisa ir ao Plenário” e uma seta que sai da caixa aponta para a imagem do Plenário.
Na caixa abaixo, está escrito “Se não passou pelo Senado” e uma seta aponta para um semi-círculo no canto inferior direito da cena.
Abaixo da imagem do Plenário, estão dois círculos com uma pequena caixa de de marcação acima de cada um deles. Dentro de um dos círculos tem cinco pessoas de corpo inteiro e do outro três pessoas de corpo inteiro.

MATERIAL - Multimídia

Entenda o processo legislativo
Fotografia colorida aérea que mostra a Praça dos Três Poderes em primeiro plano e a Esplanada dos Ministérios ao fundo, em Brasília, com destaque para o Congresso Nacional, que ocupa o centro da foto.

MATERIAL - Áudio, 14min56s

A separação dos Poderes
Fotografia colorida misturada com grafismo. No primeiro plano, na metade direita da cena,uma mulher loira, com cabelos lisos batendo nos ombros, veste uma camisa social rosa e olha para a câmera como se estivesse falando. 
Atrás dela, um painel formado de linhas verdes e pretas finas intercaladas com uma imagem do prédio do Congresso Nacional e a cúpula da Câmara dos Deputados divididos em faixas mais grossas.

MATERIAL - Vídeo, 41min54s

Videoaulas de Processo Legislativo
Fotografia colorida em que aparecem papéis com tabelas e gráficos impressos dispostos por toda área da foto. Do lado direito aparece uma calculadora e, no canto esquerdo inferior, uma lupa. No lado superior direito, surge uma mão masculina, segurando uma caneta apontada para uma das tabelas.

MATERIAL - Áudio, 22min15s

Série: O papel fiscalizador do Legislativo

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter