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2100 educadores e educadoras concluíram o curso Educação para Democracia e o Parlamento.
450 educadores e educadoras participaram da formação completa e desenvolveram um projeto de educação para democracia em suas escolas.
Quem pode participar
Professores regentes, coordenadores pedagógicos, orientadores pedagógicos e diretores escolares. É preciso ter graduação concluída e estar atuando nos ensinos fundamental ou médio em escolas públicas.
O que você vai aprender
A capacitação é organizada em duas trilhas de aprendizagem:
Conhecendo o papel do Legislativo para a democracia: cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva
Atuando como agente de educação para democracia na escola: conceitos e metodologias para atuar como agentes de ações de educação para democracia nas comunidades escolares
Como funciona
Abrir infográfico
Depoimentos
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Rafael Matos, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
Saí de Brasília no último dia com misto de ter sido “paparicado” enquanto professor como nunca fui, me senti valorizado, amado e ouvido. Trouxe comigo o Brasil! Através de colegas que se tornaram amigos de luta pela educação democrática e cidadã até hoje, seguimos com ações acreditando nesse ideal.
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Sthefanie Salge Duarte, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
Participar do Programa Missão Pedagógica ampliou meus horizontes como educadora porque me permitiu refletir sobre nosso papel na formação de cidadãos e cidadãs para além das salas de aula. Aliar as reflexões às vivências escolares por meio dos projetos que nos incentivou a ressignificar nossa práxis.
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Hedgard da Silva, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
Foi aguçar a atenção para a prática pedagógica com princípios democráticos e a educação para democracia, entrar em contato com profissionais da educação de diferentes regiões, construir uma rede de diálogos e reencantar o trabalho docente pelo esperançar na educação como práxis transformadora.
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Raimundo Dias da Costa, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
A formação a distância e presencial, conhecimento de trâmites legais no Parlamento Federal Brasileiro; Estrutura pedagógica, temas abordados; interlocutores; personagens inspiradoras; o como tratar a democracia nas escolas; a disposição dos professores participantes, foram inspiradores. GRATIDÃO!
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Marília Narvaqui, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
O programa revolucionou meu olhar e hoje me percebo muito mais atenta às vozes dos estudantes. A estratégia de não entregar apenas um conceito teórico de Educação para Democracia, mas vivenciá-la com o grupo é brilhante – o Missão nunca acaba: renasce todos os dias em cada escuta da sala de aula.
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Maria das Dores Rosa, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
Participar do Missão Pedagógica no Parlamento foi uma experiência incrível. A oportunidade de conviver com culturas diversificadas e poder trabalhar como o tema Educação para a Democracia com a comunidade escolar, foi algo gratificante! Os conhecimentos adquiridos levarei comigo por toda a vida!
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Taciana Rocha Brito, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
O MP foi a experiência mais significativa de toda minha vida docente. A formação a distância e presencial foi tudo muito inspirador! As experiências práticas na câmara intensificaram minha consciência política e democrática. E aplicar um projeto que trouxe sentido para os alunos foi inesquecível!
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Diogo Jordão, participante do Missão Pedagógica no Parlamento
A participação no Missão Pedagógica foi uma rica oportunidade para melhorar a minha formação visando atuar no preparo dos meus alunos para a vivência democrática na escola e na sociedade. Com o Programa pude aprender novas metodologias que estão contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
Calendário
Aguardando novas datas.
Normas e regulamentos
Edital lançado a cada edição.
Materiais relacionados
Veja aqui alguns conteúdos que fazem parte deste programa
![Fotografia colorida que mostra uma mulher ao centro, de costas, olhando para o lado. Ela tem camisa azul clara, carrega num dos ombros uma mochila azul, tem cabelos negros amarrados num coque. Em frente a ela, a paisagem urbana com casas, prédios e muros desgastados e pichados. Ao fundo, são vistos prédios altos.](https://evc.camara.leg.br/site/wp-content/uploads/2021/06/i_2021_002-1.png)
MATERIAL - Vídeo, 03m27s
O que é Educar para Democracia?![Imagem gráfica que mostra sete imagens com molduras de fotografias pregadas num mural. Duas imagens mostram cenas escolares onde se veem vários estudantes, outra imagem mostra o desenho de uma escola, outra mostra uma peça teatral. Uma das imagens é o desenho de uma engrenagem, outro desenho mostra uma lâmpada. Por último, um desenho mostra uma pessoa negra. O fundo onde as imagens estão pregadas é branco.](https://evc.camara.leg.br/site/wp-content/uploads/2021/06/i_2021_002.png)
MATERIAL - Multimídia
Educação para democracia: escrevendo novas histórias![Imagem gráfica que mostra uma aquarela, em tons de amarelo, ocupando quase toda a tela. No lado esquerdo da foto, está desenhado, em preto e branco, um ramo de flores.](https://evc.camara.leg.br/site/wp-content/uploads/evc_metadados/1054.png)
MATERIAL - Texto
Aquarela da cidadania: cores de uma educação transformadora![Imagem gráfica com 5 pessoas (3 homens e 2 mulheres) ocupando toda a metade inferior. As pessoas estão conversando entre si e acima delas pairam balões de fala com emojis. O fundo é um bege mesclado.](https://evc.camara.leg.br/site/wp-content/uploads/evc_metadados/887.png)
MATERIAL - Texto
Democracia na escola: reflexões, conversas e práticas![Fotografia colorida do rosto de uma jovem branca, com cabelos longos cacheados e batom rosa. Ela ocupa o lado direito da imagem e olha para o lado esquerdo, como se estivesse falando com alguém. Ao fundo, um ambiente escolar, em que se veem algumas carteiras escolares reunidas.](https://evc.camara.leg.br/site/wp-content/uploads/evc_metadados/1015.png)