Programas Educacionais

Se você deseja participar mais da política e entender a dinâmica do legislativo conheça os programas de educação para democracia oferecidos pela Câmara dos Deputados para formação de estudantes, educadores e sociedade civil organizada.

Para crianças e jovens estudantes


Câmara Mirim

O jeito criança de ser cidadão

Ação educativa promovida pelo portal Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto de lei até a votação. Estudantes do 5o ao 9o ano do ensino fundamental fazem o papel de deputados(as) mirins, debatem e votam propostas selecionadas entre as enviadas pelas próprias crianças. Professores(as) são convidados a facilitar a participação de seus alunos no programa.

Aguardando novas datas

Parlamento Jovem Brasileiro

Aqui você representa muito!

Uma incrível jornada em que adolescentes e jovens simulam o trabalho parlamentar começando pela elaboração de um projeto de lei. E, depois, debatendo e votando os projetos. É uma oportunidade para que estudantes compreendam como ocorre o processo de elaboração das leis e os desafios das discussões democráticas. Estimula o exercício da cidadania como atuação ativa na construção do bem comum.

Aguardando novas datas

Para universitários


Estágio-Visita de Curta Duração

Experiência de uma semana. Aprendizado para a vida toda

Experiência que desperta um novo olhar sobre o Poder Legislativo e a participação política. Para universitários(as) que buscam ampliar seus conhecimentos sobre processo legislativo, compartilhar reflexões sobre democracia e se aprofundar sobre a dinâmica política da Câmara dos Deputados. O curso inclui aulas, debates, simulações, acompanhamento dos trabalhos da Casa e interação com parlamentares.

Aguardando novas datas

Para professores e educadores


Missão Pedagógica no Parlamento

Cidadania presente da sala de aula

Capacitação para quem acredita ser a escola um espaço importante para a formação da cidadania democrática e deseja trabalhar temáticas como política, democracia e Poder Legislativo em suas comunidades escolares. Oferece aprofundamento conceitual e metodológico, conexão com educadores(as) de todo Brasil e a possibilidade de colocar o conhecimento em ação por meio de um projeto de aplicação.

Aguardando novas datas

Estágio Participação - Circuito pedagógico

Participe da mudança que você quer para o seu país

Uma experiência para educadores e educadoras que desejam conhecer mais sobre Câmara dos Deputado e a democracia, participando de um circuito pedagógico. Nesse circuito, são abordadas metodologias para inspirar pessoas a exercer uma cidadania mais ativa e consciente, assim como momentos de reflexão sobre a aplicação desses conhecimentos em sala de aula.

Aguardando novas datas

Para sociedade civil organizada


Oficina de Atuação no Parlamento

Amplie sua voz na Câmara dos Deputados

Curso voltado para representantes de instituições da sociedade civil que querem entender melhor o funcionamento do processo legislativo, conhecer os momentos mais críticos para incidência política e fazer valer sua participação nos debates e decisões do Parlamento. Inclui oficinas sobre processo legislativo, observação da atuação parlamentar e troca de experiências com outras intuições.

Aguardando novas datas