COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

TRILHA DE APRENDIZAGEM

Educação para Democracia Transforma!

Que tal olhar para a escola com as lentes da educação para democracia? Veja quão potente a escola pode ser em formar comunidades democráticas.

Percurso

Começo de conversa: o que é educar para democracia?

Desvendando o universo da educação para democracia: o que é? por que importa? como fazer?

Imagem gráfica que mostra sete imagens com molduras de fotografias pregadas num mural. Duas imagens mostram cenas escolares onde se veem vários estudantes, outra imagem mostra o desenho de uma escola, outra mostra uma peça teatral. Uma das imagens é o desenho de uma engrenagem, outro desenho mostra uma lâmpada. Por último, um desenho mostra uma pessoa negra. O fundo onde as imagens estão pregadas é branco.

MATERIAL - Multimídia

Educação para democracia: escrevendo novas histórias
Colagem com fotografias e ilustrações de casas coloridas lado a lado compondo a praça de uma cidade, com pessoas transitando e conversando. Uma baiana com roupas típicas aparece à frente.

MATERIAL - Vídeo, 03min59s

O que é democracia?
Fotografia colorida que mostra uma mulher ao centro, de costas, olhando para o lado. Ela tem camisa azul clara, carrega num dos ombros uma mochila azul, tem cabelos negros amarrados num coque. Em frente a ela, a paisagem urbana com casas, prédios e muros desgastados e pichados. Ao fundo, são vistos prédios altos.

MATERIAL - Vídeo, 03m27s

O que é Educar para Democracia?
Fotografia colorida do rosto de uma jovem branca, com cabelos longos cacheados e batom rosa. Ela ocupa o lado direito da imagem e olha para o lado esquerdo, como se estivesse falando com alguém. Ao fundo, um ambiente escolar, em que se veem algumas carteiras escolares reunidas.

MATERIAL - Vídeo, 16min49s

Escola Cidadã: educando para a democracia

Percurso

Experiências e ideias que inspiram

Transformando a realidade escolar: conheça experiências potentes de educação para democracia.

Imagem gráfica que mostra uma aquarela, em tons de amarelo, ocupando quase toda a tela. No lado esquerdo da foto, está desenhado, em preto e branco, um ramo de flores.

MATERIAL - Texto

Aquarela da cidadania: cores de uma educação transformadora
Imagem gráfica que mostra o mapa do Brasil e símbolos de localização espalhados pelo país, com mais densidade no litoral e região sudeste e sul.

MATERIAL - Multimídia

Mapa de experiências de educação para democracia
Imagem gráfica que mostra, indo um pouco além da metade esquerda, um grupo de pessoas diversas desenhadas em traços simples. As roupas, rostos, cabelos são coloridos e podem-se ver as sombras deles no chão. O fundo é um bege clarinho.

MATERIAL - Texto

Educação Política – sugestões de ação
Imagem gráfica que mostra, no fundo, uma aquarela em tons de lilás. Na frente dessa aquarela, em letras brancas, pode-se ler a palavra AUTONO, que parece ser parte de uma palavra, que está cortada.

MATERIAL - Texto

Dicionário de Valores

Percurso

Educação para democracia se faz em comunidade

A democracia se fortalece quando todos participam. Veja formas de envolver a comunidade escolar.

Imagem gráfica que mostra mãos coloridas que parecem ter sido carimbadas com tinta, ocupando todo o espaço.

MATERIAL - Multimídia

Qual o papel da comunidade na educação integral?
Imagem na horizontal de um desenho inspirado em cordel, que mostra três pessoas, que parecem formar uma família: uma mulher, um homem e uma criança entre eles segurando um livro aberto. Ao lado deles estão espalhados os símbolos de um megafone, um livro e duas plantinhas. Estão ainda distribuídos na cena alguns círculos em laranja, sendo que o maior deles está bem atrás da família.

MATERIAL - Web Stories

Como a escola pode vivenciar o sentido de comunidade?
Fotografia colorida de um grupo de 10 adolescentes pardas e negras, posicionadas uma ao lado da outra, que vestem trajes de dança popular. Elas usam saia e top amarelos, e estão de barriga de fora. Algumas usam turbantes e faixas na cabeça. Uma delas segura uma cabaça e outras seguram embrulhos. A cena é noturna e percebe-se grande movimento de pessoas ao fundo.

MATERIAL - Vídeo, 04min11s

Minha comunidade, minha história
Fotografia colorida que mostra um grupo de 8 pessoas sentadas em carteiras de escola, formando um semicírculo. Parecem estar em um ambiente de sala de aula.  No centro, uma mulher loira de cabelos curtos e camisa preta gesticula. Ao lado dela, estão algumas crianças e adolescentes, alguns acompanhados de suas mães. Atrás do grupo, encostado em uma parede, está um armário de metal cinza com alguns troféus em cima. Na outra parede, ao fundo, há uma janela coberta por um pedaço de TNT preto. As paredes são de duas cores: cinza na parte de baixo e branca na parte de cima.

MATERIAL - Vídeo, 04min44s

Comunidade unida, escolas transformadoras
Imagem gráfica com fotografia que mostra um rolo de filme aberto. No lado esquerdo há uma ilustração de um homem branco e de uma mulher negra de cabelos encaracolados que segura a pontinha do rolo.  No centro da cena, está posicionada uma mão que segura um lápis e desenha uma casa em uma das cenas. A última cena é uma fotografia de um ônibus escolar.

MATERIAL - Vídeo, 02min24s

Escola e comunidade: vida e futuro (Vila Rica/MT)
Imagem gráfica que mostra, no lado direito, um menino em tons de mostarda, com cabelos encaracolados, tirando uma fotografia de uma pomba branca, que voa no centro. Abaixo dela, ocupando a metade esquerda da imagem, estão sobrepostos 2 quadrados (um amarelo e um laranja) e um retângulo (azul).

MATERIAL - Texto

Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar
Fotografia colorida que mostra, no lado direito, do busto para cima, uma mulher negra sorridente, que veste uma blusa estampada azul. Ela está sentada e posa para uma câmera. No lado esquerdo, está uma mesa de sala de aula branca com algumas cadeiras em volta. Ao fundo, a parede é uma pintura estilizada da bandeira do Brasil, em que o verde está representado por um gramado com flores, o amarelo é uma cena de um pôr do sol na água e dentro do círculo azul há uma imagem de  uma edificação.

MATERIAL - Vídeo

Documentário Sementes da Educação

Percurso

É mais sobre praticar do que ensinar

Guias, jogos, cartilhas, planos de aula, atividades... muitas ideias para colocar a mão na massa.

Imagem gráfica com 5 pessoas (3 homens e 2 mulheres) ocupando toda a metade inferior. As pessoas estão conversando entre si e acima delas pairam balões de fala com emojis. O fundo é um bege mesclado.

MATERIAL - Texto

Democracia na escola: reflexões, conversas e práticas
Imagem gráfica cujo fundo são as cúpulas e o prédio do Congresso Nacional. Andando próximo às cúpulas estão seis personagens e uma coruja voando acima delas, que representam a Turma do Plenarinho. Há um menino cadeirante, uma moça branca e magra, uma menina de óculos, um rapaz branco, uma moça negra e um menino menor de boné. Eles  estão de mãos dadas olhando sorridentes para a frente.

MATERIAL - Multimídia

Plenarinho
Imagem horizontal, com fundo rosa. No centro, uma foto recortada, em preto e branco, de duas pessoas jovens adultas. À esquerda, uma mulher sorrindo com um caderno. À direita, um homem de óculos sorrindo com uma caneta na mão.

MATERIAL - Texto

Eleições: guia para educadoras e educadores
Imagem gráfica que mostra um sanduíche, que parece um hambúrguer, feito de formas geométricas amarelas, verdes e brancas, que ocupa o centro da cena. Ao fundo, bastante escura e desfocada, aparece uma  imagem de uma tela de computador e alguns símbolos laranjas ovalados do lado esquerdo.

MATERIAL - Jogo

Fast Food da Política
Imagem gráfica em que aparecem três símbolos na cor preta, num fundo ocre. 
O símbolo da esquerda é uma caneta bico de pena. O símbolo do meio é uma mão fechada, representando luta. O símbolo da direita é uma balança, representando a justiça.

MATERIAL - Jogo

Jogo da Política
Fotografia que mostra, em primeiro plano, a mão de uma pessoa apontando a câmera do celular para um prato azul cheio de sopa, segurado por uma outra pessoa, da qual só aparecem os braços e uma camisa azul. Ao fundo, desfocado, pode-se ver o chão de cimento irregular.

MATERIAL - Multimídia

Guia de participação do aluno na escola
Imagem gráfica que mostra, no lado direito, algumas letras estilizadas, feitas de formas geométricas. Podem-se observar as seguintes letras no centro da imagem:

- M - formada por dois triângulos sobrepostos, um salmão e um vermelho;
- I - formada por um retângulo roxo na vertical;
- D - formada por um retângulo roxo na vertical e um semicírculo azul claro.

Abaixo delas, recortadas na parte inferior, estão as letras:
-E - um quadrado roxo, recortado por 2 triângulos cor salmão;
-D -  formada por um retângulo roxo na vertical e um semicírculo azul claro.
-U- formada por um retângulo roxo na horizontal e um semicírculo azul claro.

MATERIAL - Texto

Planos de aula de educação midiática
Imagem gráfica com fundo laranja, com dois personagens sorridentes ocupando o centro da imagem  - um masculino e outro feminino - em traços simples, caracterizados como estudantes, pois carregam mochilas penduradas nas costas. O rapaz segura uma placa roxa com a mão esquerda e a moça segura com o braço direito um livro junto ao peito. Ao fundo, uma construção representa uma escola.

MATERIAL - Multimídia

Práticas para fortalecer a participação dos estudantes

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter