COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

PERCURSO

É mais sobre praticar do que ensinar

Você não precisa criar do zero. Há muitas estratégias já pensadas e testadas para você educar para democracia. Reunimos aqui algumas delas para você começar.

Imagem gráfica com 5 pessoas (3 homens e 2 mulheres) ocupando toda a metade inferior. As pessoas estão conversando entre si e acima delas pairam balões de fala com emojis. O fundo é um bege mesclado.

MATERIAL - Texto

Democracia na escola: reflexões, conversas e práticas
Imagem gráfica cujo fundo são as cúpulas e o prédio do Congresso Nacional. Andando próximo às cúpulas estão seis personagens e uma coruja voando acima delas, que representam a Turma do Plenarinho. Há um menino cadeirante, uma moça branca e magra, uma menina de óculos, um rapaz branco, uma moça negra e um menino menor de boné. Eles  estão de mãos dadas olhando sorridentes para a frente.

MATERIAL - Multimídia

Plenarinho
Imagem horizontal, com fundo rosa. No centro, uma foto recortada, em preto e branco, de duas pessoas jovens adultas. À esquerda, uma mulher sorrindo com um caderno. À direita, um homem de óculos sorrindo com uma caneta na mão.

MATERIAL - Texto

Eleições: guia para educadoras e educadores
Imagem gráfica que mostra um sanduíche, que parece um hambúrguer, feito de formas geométricas amarelas, verdes e brancas, que ocupa o centro da cena. Ao fundo, bastante escura e desfocada, aparece uma  imagem de uma tela de computador e alguns símbolos laranjas ovalados do lado esquerdo.

MATERIAL - Jogo

Fast Food da Política
Imagem gráfica em que aparecem três símbolos na cor preta, num fundo ocre. 
O símbolo da esquerda é uma caneta bico de pena. O símbolo do meio é uma mão fechada, representando luta. O símbolo da direita é uma balança, representando a justiça.

MATERIAL - Jogo

Jogo da Política
Fotografia que mostra, em primeiro plano, a mão de uma pessoa apontando a câmera do celular para um prato azul cheio de sopa, segurado por uma outra pessoa, da qual só aparecem os braços e uma camisa azul. Ao fundo, desfocado, pode-se ver o chão de cimento irregular.

MATERIAL - Multimídia

Guia de participação do aluno na escola
Imagem gráfica que mostra, no lado direito, algumas letras estilizadas, feitas de formas geométricas. Podem-se observar as seguintes letras no centro da imagem:

- M - formada por dois triângulos sobrepostos, um salmão e um vermelho;
- I - formada por um retângulo roxo na vertical;
- D - formada por um retângulo roxo na vertical e um semicírculo azul claro.

Abaixo delas, recortadas na parte inferior, estão as letras:
-E - um quadrado roxo, recortado por 2 triângulos cor salmão;
-D -  formada por um retângulo roxo na vertical e um semicírculo azul claro.
-U- formada por um retângulo roxo na horizontal e um semicírculo azul claro.

MATERIAL - Texto

Planos de aula de educação midiática
Imagem gráfica com fundo laranja, com dois personagens sorridentes ocupando o centro da imagem  - um masculino e outro feminino - em traços simples, caracterizados como estudantes, pois carregam mochilas penduradas nas costas. O rapaz segura uma placa roxa com a mão esquerda e a moça segura com o braço direito um livro junto ao peito. Ao fundo, uma construção representa uma escola.

MATERIAL - Multimídia

Práticas para fortalecer a participação dos estudantes

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter