COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR

PERCURSO

Educação para democracia se faz em comunidade

Escuta, corresponsabilidade, transparência e interação são convites para potencializar o envolvimento com a comunidade. Como a escola pode estimular a participação de forma ampla e inclusiva?

Imagem gráfica que mostra mãos coloridas que parecem ter sido carimbadas com tinta, ocupando todo o espaço.

MATERIAL - Multimídia

Qual o papel da comunidade na educação integral?
Imagem na horizontal de um desenho inspirado em cordel, que mostra três pessoas, que parecem formar uma família: uma mulher, um homem e uma criança entre eles segurando um livro aberto. Ao lado deles estão espalhados os símbolos de um megafone, um livro e duas plantinhas. Estão ainda distribuídos na cena alguns círculos em laranja, sendo que o maior deles está bem atrás da família.

MATERIAL - Web Stories

Como a escola pode vivenciar o sentido de comunidade?
Fotografia colorida de um grupo de 10 adolescentes pardas e negras, posicionadas uma ao lado da outra, que vestem trajes de dança popular. Elas usam saia e top amarelos, e estão de barriga de fora. Algumas usam turbantes e faixas na cabeça. Uma delas segura uma cabaça e outras seguram embrulhos. A cena é noturna e percebe-se grande movimento de pessoas ao fundo.

MATERIAL - Vídeo, 04min11s

Minha comunidade, minha história
Fotografia colorida que mostra um grupo de 8 pessoas sentadas em carteiras de escola, formando um semicírculo. Parecem estar em um ambiente de sala de aula.  No centro, uma mulher loira de cabelos curtos e camisa preta gesticula. Ao lado dela, estão algumas crianças e adolescentes, alguns acompanhados de suas mães. Atrás do grupo, encostado em uma parede, está um armário de metal cinza com alguns troféus em cima. Na outra parede, ao fundo, há uma janela coberta por um pedaço de TNT preto. As paredes são de duas cores: cinza na parte de baixo e branca na parte de cima.

MATERIAL - Vídeo, 04min44s

Comunidade unida, escolas transformadoras
Imagem gráfica com fotografia que mostra um rolo de filme aberto. No lado esquerdo há uma ilustração de um homem branco e de uma mulher negra de cabelos encaracolados que segura a pontinha do rolo.  No centro da cena, está posicionada uma mão que segura um lápis e desenha uma casa em uma das cenas. A última cena é uma fotografia de um ônibus escolar.

MATERIAL - Vídeo, 02min24s

Escola e comunidade: vida e futuro (Vila Rica/MT)
Imagem gráfica que mostra, no lado direito, um menino em tons de mostarda, com cabelos encaracolados, tirando uma fotografia de uma pomba branca, que voa no centro. Abaixo dela, ocupando a metade esquerda da imagem, estão sobrepostos 2 quadrados (um amarelo e um laranja) e um retângulo (azul).

MATERIAL - Texto

Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar
Fotografia colorida que mostra, no lado direito, do busto para cima, uma mulher negra sorridente, que veste uma blusa estampada azul. Ela está sentada e posa para uma câmera. No lado esquerdo, está uma mesa de sala de aula branca com algumas cadeiras em volta. Ao fundo, a parede é uma pintura estilizada da bandeira do Brasil, em que o verde está representado por um gramado com flores, o amarelo é uma cena de um pôr do sol na água e dentro do círculo azul há uma imagem de  uma edificação.

MATERIAL - Vídeo

Documentário Sementes da Educação

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter