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Escrevendo novas histórias
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O debate em sala de aula estava só começando. Alguns pareciam alheios, outros com meias risadas, mas a maioria estava engajada no tema da maioridade penal. Dava para perceber que muitos falavam e ninguém se ouvia.
Situações assim são comuns em nossas salas de aula, ainda mais no contexto de polarização vivenciado no Brasil e no mundo.
Como desenvolver ações de educação para democracia que formem estudantes mais engajados e conscientes?
Educar para democracia deve ser um projeto coletivo de toda a sociedade, e não apenas da escola. Nossos contextos de vida vão nos ensinando, ao longo do tempo, sobre o que são a cidadania e a democracia, mas, muitas vezes, não nos ensinam como atuar coletivamente.
Podemos reconhecer a educação para democracia como um esforço para a construção contínua de comunidades que sejam CRÍTICAS, SENSÍVEIS e PARTICIPATIVAS. Entenda mais clicando em cada uma das qualidades:
Inspire-se clicando em cada um desses projetos!
A democracia constitui, portanto, um sistema político complexo, no sentido de que vive de pluralidades, concorrências e antagonismos, permanecendo como comunidade.