De olho na tramitação!

Tem processo?

À medida que você for interagindo com órgãos públicos, pedindo informações, por exemplo, você irá aprender como apresentar suas solicitações a eles.

Alguns exigem documentos elaborados, longos e cheios de detalhes para iniciarem um processo. Para outros, documentos mais simples são suficientes.

Isso depende da complexidade de sua solicitação e também do papel desempenhado
pela instituição pública.
O melhor a se fazer é buscar exemplos, acessando processos iniciados por outras pessoas para saber como você irá iniciar o seu.

Pode parecer estranho que a Administração Pública seja regida pelo princípio da Eficiência, mas que se gaste tanto tempo no preenchimento de formulários e instrução
de processos.

Acontece que o registro de
atos em processo garante a verificação do cumprimento de outros princípios que também regem o Poder Público.

Por meio do processo, pode-se averiguar a Impessoalidade no atendimento e a Moralidade de atos e decisões dos servidores públicos, por exemplo. Além disso, ele permite verificar se a decisão mais eficiente possível - de menor custo e menor tempo - foi a escolhida.

É verdade que as instituições públicas são imperfeitas. Algumas funcionam melhor, outras nem tanto. Às vezes uma troca de diretores pode afetar a velocidade com que os processos são solucionados. Portanto, é fundamental que você não se deixe vencer pelas falhas dessas instituições.

Quer que seu processo administrativo avance de forma eficiente pelos setores que tomam as decisões? Então dedique parte do
seu tempo para monitorar
o andamento processual,
ou seja, a sua tramitação.

Muitos órgãos públicos disponibilizam números de protocolo e sites para você acompanhar a tramitação do processo. Alguns disponibilizam a opção
de receber notificações sempre que o processo tiver algum andamento.

Conheça o fluxo decisório da instituição. Isso significa que você deve saber por quais departamentos, coordenações, seções o processo irá tramitar. Obtenha o telefone, e-mail
ou outra forma de contato
dessas áreas.

Se seu processo ficar parado por muito tempo em uma mesma área, entre em contato e pergunte gentilmente o motivo de o processo não estar andando.

Não assuma que o processo ficou parado por incompetência da pessoa que atender o telefone. Tente realmente entender os motivos que dificultam o seu avanço.

Explique a importância
do processo e os possíveis impactos da demora na tramitação. Se possível, ofereça informações ou documentos complementares que possam solucionar
o problema.

Coloque-se à disposição para esclarecimentos futuros e não deixe
de acompanhar seus processos de perto.
Entendeu?

Adaptação de texto

Conteúdo e texto

Thiago Carneiro

Produção de Web Stories

Ana Paula Faria

Revisão 

Alessandra Watanabe
Bruna Leite

Imagens

Canva, Unsplash, Giphy

Ana Paula Faria
Raquel Braga
Renata Bressaneli

Coordenação de
Educação a Distância

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

Coordenação de Educação para Democracia

Juliana Werneck

Corina Castro

Márcio Martins