Filiar ou não?
Eis a questão!

Partidos políticos são instituições fundamentais numa democracia. São a porta de entrada da política formal.

São formados pela livre associação de pessoas que compartilham da mesma ideologia.
Ou seja, dos mesmos valores e ideais

São o único caminho para acessar cargos eletivos.
A filiação partidária é requisito necessário para concorrer às eleições.

Os partidos políticos representam dentro da política os interesses e as necessidades dos diversos grupos existentes da sociedade. Eles são fundamentais para a nossa democracia representativa!

Transformam as necessidades diversas
da sociedade em pautas políticas para serem debatidas e analisadas. Aí, elas podem se tornar leis ou políticas pública.

Essa troca de ideias permite que a sociedade conheça o programa político do partido. Assim também fica fácil analisar um candidato na hora do voto já que ele representa os valores do seu partido.

Você já pensou em se filiar a um partido político? A filiação é o ato de aceitar o programa do partido, ou seja, concordar com as causas políticas que ele defende.

Essa é uma decisão importante e deve refletir a sua forma de ver e estar no mundo. Por isso, você precisa ter bem claro o porquê dessa escolha.

O primeiro passo é saber se o partido representa seus valores e ideais políticos. Procure conhecer a história do partido e ir a algumas reuniões pra ver
se dá match!

Muitos partidos têm bases ideológicas bem claras e definidas. Outros possuem limites filosóficos mais amplos e flexíveis.

O grau de democracia interna em um partido vai determinar a forma de atuação da militância e sua interação com dirigentes.

Alguns partidos são mais horizontais, ou seja, há participação dos filiados nas decisões. Outros mais hierarquizados. Isso significa que as decisões são mais centralizadas. Saiba o que mais combina com você!

Tenha em mente que a atividade partidária exige alguma disponibilidade. Tanto para atividades formativas como deliberativas. Mas não
te obriga a concorrer
a um cargo eletivo.

Mas caso você tenha interesse em concorrer, não será uma decisão individual. Vai depender das suas relações internas, da sua atividade política e do próprio partido ao qual se filiou.

A filiação partidária acaba gerando um maior engajamento político e um conhecimento maior dos bastidores da política. E vai te levar a conhecer muita gente e
a também fazer amigos.

Então, você já se decidiu?Quer saber como se filiar?

Tem um tempo livre? Quer saber mais sobre porque os partidos políticos existem?

Adaptação de texto

Conteúdo e Texto

Thiago Carneiro

Produção de Web Stories

Ana Paula Faria

Revisão 

Alessandra Watanabe
Bruna Leite

Imagens

Canva, Unsplash, Giphy

Ana Paula Faria
Raquel Braga
Renata Bressaneli

Coordenação de Educação a Distância

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

Coordenação de Educação para Democracia

Juliana Werneck

Corina Castro

Márcio Martins