Garibaldina era uma mulher que gostava de cuidar das pessoas.

Ela era conhecida por todos da região onde hoje está Arinos, município de
Minas Gerais.

Seu pai foi um dos primeiros moradores, contribuindo com a criação e desenvolvimento
do lugar.

Garibaldina sempre esteve envolvida com a comunidade, lutando pelo
bem-estar coletivo.

Hoje, uma das escolas estaduais da região leva seu nome, honrando suas ações junto ao povoado que ali se formou. 

Seguindo a inspiração dessa grande mulher, a Escola Garibaldina Fernandes Valadares buscou se aproximar da comunidade
cada vez mais.

Criou oportunidades para envolver todos e todas que transitam por seus pátios: estudantes, professores, familiares e funcionários.

Reunidos em grêmios estudantis, atuando como conselheiros de sala ou votando para decidir quem ocupará a
direção da instituição.

Quer saber como criar grêmios estudantis?

Com autonomia e protagonismo, cada um participa do seu jeito das decisões e dos caminhos trilhados pela escola.

E sempre coletivamente. Com um diálogo respeitoso, com muita escuta e parceria.

Está aí um exemplo de gestão democrática no âmbito escolar.

Por que é importante uma gestão democrática? 

Nesse modelo, é importante olhar para dentro da escola e também para fora, indo além de seus muros e se aproximando das
questões locais.

A escola busca estar em diálogo permanente para reunir e envolver todo mundo em uma causa comum: a vida escolar
e da cidade.

Está aí uma gestão participativa e construtiva. Com fortalecimento e aprendizado conjunto.

E como implementar a gestão democrática

Quer começar agorinha? Que tal refletir sobre as perguntas a seguir?

Como acontece a tomada de decisão na sua escola e
quem participa? 

Como é o sentimento de pertencimento
à escola?

Existem oportunidades efetivas de escuta e diálogo sobre os rumos da escola?

Como se dá a escolha do diretor ou diretora da escola?

Existem iniciativas coletivas? Sua escola incentiva a participação da comunidade? Em que condições? 

Curtiu a experiência da Escola Garibaldina Fernandes Valadares? Que tal conhecer como a própria escola conta essa história? 

Inspire-se com outras oito histórias de quem também está na caminhada para transformar a escola em um espaço de formação cidadã por meio das
comunidades escolares.