Ela era conhecida por todos da região onde hoje está Arinos, município de Minas Gerais. Seu pai foi um dos primeiros moradores, contribuindo com a criação e desenvolvimento do lugar. Garibaldina sempre esteve envolvida com a comunidade, lutando pelo bem-estar coletivo. Hoje, uma das escolas estaduais da região leva seu nome, honrando suas ações junto ao povoado que ali se formou. Seguindo a inspiração dessa grande mulher, a Escola Garibaldina Fernandes Valadares buscou se aproximar da comunidade cada vez mais. Criou oportunidades para envolver todos e todas que transitam por seus pátios: estudantes, professores, familiares e funcionários. Reunidos em grêmios estudantis, atuando como conselheiros de sala ou votando para decidir quem ocupará a direção da instituição. Quer saber como criar grêmios estudantis? Com autonomia e protagonismo, cada um participa do seu jeito das decisões e dos caminhos trilhados pela escola.
E sempre coletivamente. Com um diálogo respeitoso, com muita escuta e parceria. Está aí um exemplo de gestão democrática no âmbito escolar. Por que é importante uma gestão democrática? Nesse modelo, é importante olhar para dentro da escola e também para fora, indo além de seus muros e se aproximando das questões locais. A escola busca estar em diálogo permanente para reunir e envolver todo mundo em uma causa comum: a vida escolar e da cidade.
Está aí uma gestão participativa e construtiva. Com fortalecimento e aprendizado conjunto. E como implementar a gestão democrática
Quer começar agorinha? Que tal refletir sobre as perguntas a seguir? Como acontece a tomada de decisão na sua escola e quem participa? Como é o sentimento de pertencimento à escola? Existem oportunidades efetivas de escuta e diálogo sobre os rumos da escola? Como se dá a escolha do diretor ou diretora da escola? Existem iniciativas coletivas? Sua escola incentiva a participação da comunidade? Em que condições? Curtiu a experiência da Escola Garibaldina Fernandes Valadares? Que tal conhecer como a própria escola conta essa história? Inspire-se com outras oito histórias de quem também está na caminhada para transformar a escola em um espaço de formação cidadã por meio das comunidades escolares.