Você já ouviu falar de Codó, no Maranhão? 

A 17 km desse município, encontra-se uma comunidade rural que recebeu seu nome por causa dessa distância: "Povoado KM 17".

A pandemia da Covid-19, assim como em todos os cantos do Brasil, chegou ao KM 17.

 Ali, a Escola Renê Bayma sofreu com as mudanças.

A distância de casa até a escola para buscar as tarefas.

A internet que falha...

A saudade dos encontros e das conversas.

A dificuldade que muitos pais enfrentavam para apoiar a educação dos filhos na pandemia.

Mas essa história se transforma.
E a Escola é quem vai fortalecer os laços da comunidade para lidar com as adversidades que o momento impôs.

A supervisora escolar da Renê Bayma se chama Leide. Ela e seus colegas conseguiram transformar o sentimento de impotência que muitas vezes as dificuldades nos trazem.

Criaram o

Ele trouxe um potencial transformador ao mobilizar toda a comunidade escolar .

Teve professor dando plantão para auxiliar os alunos.

Vizinhos, pais e docentes compartilhando internet com quem não tinha.

Mães buscando a tarefa de vários alunos e distribuindo para aqueles que não podiam ir até a escola.

E muita, muita ESCUTA. Por vídeos, áudios, textos...

Está aí um exemplo de
ESCOLA CIDADÃ.

A Renê Bayma criou um espaço que incentivou toda a comunidade escolar a assumir as complexidades do seu contexto, propor soluções para os problemas locais, respeitar
as diferenças e celebrar a diversidade.

Veja a história do povoado KM 17
sendo contada por seus próprios personagens.

Inspire-se com outras oito histórias de quem também está na caminhada para transformar a escola em um espaço de formação cidadã por meio de comunidades escolares.

E aí? Como a sua escola pode aumentar o envolvimento com a comunidade escolar? Como fortalecer o sentido e a vivência de comunidade?

E aí? Como a sua escola pode aumentar o envolvimento com a comunidade escolar? Como fortalecer o sentido e a vivência de comunidade?