A chave é agir coletivamente.

Ação política efetiva é ação coletiva! Você já encontrou a sua turma?

Agir sozinho numa causa política tem pouco ou nenhum impacto no mundo real. Mas a ação coletiva, bem organizada, é difícil de se ignorar.

Você conhece algum grupo ou instituição na sua cidade que atue nas causas que são importantes para você? Busque conhecê-los!

Se não há nenhuma instituição na sua cidade, então você
poderia criar ou tornar-se representante de uma que já exista em outro local. Assim, você compartilha experiências e tarefas com pessoas
que buscam objetivos semelhantes aos seus.

Quais as tarefas de ações políticas organizadas?Divulgar trabalhos, organizar eventos, arrecadar dinheiro, mover ações na Justiça, organizar espaços de diálogo e construção de ideias… Tudo isso exige trabalho.

Se decidir por criar uma instituição, não espere que todo mundo vá aderir à sua causa. Na maioria das vezes, apenas um pequeno grupo se importa com o mesmo que você. É importante estar perto dessas pessoas.

Dê muito valor à sua lista de contatos. Saiba quem você deve chamar para cada situação.

Precisa acionar a justiça para cobrar uma providência da prefeitura? Chame um advogado(a). Precisa organizar as receitas e despesas da sua organização? Chame um administrador(a) ou um contador(a). Chame a pessoa certa na hora certa.

É muito importante que você conheça os talentos das pessoas que trabalham com você, da mesma maneira como é importante que as pessoas conheçam os seus. É assim que se forma uma rede de pessoas para trabalhar por um objetivo comum.

Dependendo da sua atuação, é provável que você tenha que se relacionar rotineiramente com advogados(as) e com o Poder Judiciário para proteção dos interesses que você defende. Essa tarefa custará tempo e dinheiro. Mais uma boa razão para atuar de forma coletiva!

Agora um papo reto para você que acabou de sair do sofá!

Qualquer coisa que você fizer será criticada. Prepare-se para receber muitas críticas. Algumas tentarão apenas te fazer desistir. Ignore-as. As críticas construtivas são sempre acompanhadas de sugestões. Essas ajudam.

Toda ação política pode ser vista de várias formas. Dar comida para pessoas pobres pode ser tachado de “assistencialismo”. Quem defende o meio ambiente recebe acusações de “atrapalhar o progresso”.

Toda ação pode incomodar o interesse de alguém ou de um grupo. O importante é não perder de vista a ética na atuação e a busca pelo bem comum como referência para lutar pelas suas causas.

Afinal, a política que queremos construir coletivamente é aquela que irá melhorar a nossa convivência em sociedade. Com isso em mente, é preciso ser firme e perseverar. Não desista!

Adaptação de texto

Conteúdo e texto

Thiago Carneiro

Produção de Web Stories

Ana Paula Faria

Revisão 

Alessandra Watanabe
Bruna Leite

Imagens

Canva, Unsplash, Giphy, Dayron Villaverde por Pixabay 

Ana Paula Faria
Raquel Braga
Renata Bressaneli

Coordenação de Educação a Distância

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

Coordenação de Educação para Democracia

Juliana Werneck

Corina Castro

Márcio Martins