Carregando
Podemos olhar para a cena como uma questão pontual: “como podemos contribuir para que ocorram conversas com mais respeito e tolerância?” Mas também podemos nos distanciar um pouco, ampliar nosso “zoom” e tentar vê-la num quadro maior: “Como a escola pode se constituir em uma comunidade democrática?”
É a partir desse olhar que convidamos você, educadora e educador, para uma jornada pela Educação para Democracia. O ponto de partida dessa viagem é a intenção. Educar para democracia, no contexto escolar, é algo que não deve acontecer por acaso, de forma não planejada. É o desenvolvimento intencional de uma maneira de ver o papel da escola para a manutenção e o aprimoramento da democracia, entendendo que a construção da cidadania democrática é um processo coletivo de conquistas e aprendizados.
Três guias marcam o roteiro dessa viagem:
“O objetivo da educação para democracia é a construção de uma identidade social que abrace os compromissos cívicos e políticos para atuar por uma sociedade melhor”. (Kahne & Middaugh, 2008¹)